Chegando ao fim de mais um ano, com ele chega também a necessidade de enviar o relatório de estoque anual à Contabilidade. Os estoques são os meios naturais para a empresa poder enfrentar a incerteza na demanda de seus produtos, visto que, por mais preciso que os gestores possam construir as suas previsões de venda e consumo, o ambiente competitivo do mercado atual, em que estão as organizações, é de extrema incerteza, ocorrendo momento em que se torna imprevisível poder calcular com exatidão como será o consumo, as vendas, a demanda em si para determinado período.
Por mais que todos compreendam a importância da gestão de estoque, ela ainda é algo que não é praticado dentro das organizações, sendo assim um ponto crítico que não é acompanhado, o gerenciamento de estoques compõe parte importante da gestão da cadeia de suprimentos e influencia no desempenho financeiro de uma organização, uma vez que exige aplicação de recursos.
Muito mais do que contar produtos e organizá-los em prateleiras, o controle de estoque é uma atividade importante e fundamental para o controle financeiro de um negócio. É com ele que você administra a quantidade de materiais que entram e saem, além de conhecer informações sobre vendas e compras futuras. A função do estoque é maximizar as vendas, aperfeiçoando planejamentos e controles de produção, e ainda, minimizar perdas e custos, otimizando investimentos e reduzindo as necessidades de capital investido.
Dessa forma, a empresa necessita desenvolver estratégias gerenciais eficazes para o estoque, pois em muitos momentos, o mesmo pode ser o diferencial entre o sucesso e fracasso empresarial, possibilitando alcançar ou não os objetivos empresariais. Os produtos em estoque devem ser contabilizados para apurar os custos envolvidos e estimar o preço de venda para o mercado consumidor.
Conhecer o estoque e interagir com as demais áreas é estar atento a todas as oportunidades de melhoria atreladas ou não a redução direta de custos. É papel do gestor de logística manter sempre o foco em se fazer a coisa certa e de maneira útil.
A gestão do estoque, sem dúvidas, é um desafio para os gestores, embora seja complexa e exija implantação e acompanhamento constante, a correta administração irá maximizar os ganhos da empresa, trazendo melhorias na questão dos custos e disponibilidade de produtos, os quais tem impactos forte na rentabilidade da empresa.
Elaborado por: Danieli Caroline Tomasoni