17 de Dezembro de 2021

Balancete e suas finalidades

O Balancete é um demonstrativo bastante utilizado no meio contábil para verificar, por meio dos débitos e créditos, como está a situação financeira da empresa. Por meio dele é possível ter um controle interno para que seja feita a análise no decorrer de um período especifico os ativos e passivos de resultados. O relatório pode ser feito em diferentes períodos, seguindo sempre as necessidades da empresa, podendo ser mensal, quinzenal, semanal ou até mesmo diário.

Apesar de não ser um relatório obrigatório, é um excelente meio de informar a posição financeira em que a empresa se encontra. Com ele é possível saber qual é a capacidade de liquidação de tudo que possui e assim avaliar como foi o desempenho da empresa ao longo do tempo, contabilizando os lucros ou prejuízos.

Por esse motivo, o balancete da empresa precisa ser elaborado de forma mais atualizada possível, apontando erros como duplicidades, omissões ou inversões como saldos divergentes, evitando possíveis prejuízos futuros.

O Balancete é realizado para que seja garantido a integridade das contas a partir de saldos voláteis, ou seja, saldos que podem ser alterados pelo profissional contábil quando for necessário. É essencial que no balancete constem algumas informações específicas como: identificação da empresa, data referência, as contas e os seus grupos e a soma dos saldos credores e devedores.

 O balancete é formado por diversas contas, sendo elas: patrimoniais de ativos (bens e direitos), onde são alocadas por grau de liquidez; passivo, que são apresentadas por grau de exigibilidade e as contas de resultado, onde encontram-se as receitas, despesas e custos.

Elaborado por: Danieli Caroline Tomasoni.